Sucupira Sacchi Advogados | Entenda Melhor – Projeto de Lei das Fake News
20451
post-template-default,single,single-post,postid-20451,single-format-standard,ajax_leftright,page_not_loaded,,qode-theme-ver-10.0,wpb-js-composer js-comp-ver-6.0.5,vc_responsive

Entenda Melhor – Projeto de Lei das Fake News

Entenda Melhor – Projeto de Lei das Fake News

O projeto de lei que está em votação no Senado e divide opiniões. A proposta institui a Lei Brasileira de Liberdade, Responsabilidade e Transparência na internet e traz várias novas regras. Um dos objetivos é o fortalecimento do processo democrático por meio do combate ao comportamento inautêntico e às redes de distribuição artificial de conteúdo.

Alguns dos principais pontos são:

  • O projeto diz que as plataformas devem proibir o funcionamento de contas inautênticas e o uso de robôs em contas automatizadas não identificadas. Devem comunicar todos os conteúdos impulsionados e de publicidade com distribuição paga e também identificar os conteúdos patrocinados.
  • As medidas valem para redes sociais e aplicativos com mais de 2 milhões de usuários registrados.
  • As proibições “não implicarão restrição ao livre desenvolvimento da personalidade individual, à manifestação artística, intelectual, de conteúdo satírico, religioso, ficcional, literário ou qualquer outra forma de manifestação cultural”.
  • As plataformas deverão produzir relatórios trimestrais de transparência, disponibilizados em seus sites, em português, para informar procedimentos, decisões e medidas empregadas para o cumprimento da lei.
  • Também deverão solicitar a identificação (inclusive por meio da apresentação de documento de identidade válido) e a localização dos usuários antes da criação de uma conta e limitar o número de contas por pessoa.
  • Sempre que uma postagem suspeita de irregularidade for analisada, o usuário deverá ser notificado e informado sobre os motivos da verificação. Ele terá prazo de até três meses para contestar. O conteúdo não poderá ser removido, exceto por decisão judicial. O texto recomenda a aplicativos como o WhatsApp que limitem o número de encaminhamentos de uma mesma mensagem, assim como o número de membros de cada grupo.

Fontes: Folha de SP e Gaúchazh



Solicitar
Solicitar
Entre em contato conosco pelo WhatsApp
Powered by